Ciclo de seminários: As Dinâmicas Geoeconómicas dos Grandes Players

Ciclo de seminários sobre as dinâmicas geoeconómicas dos grandes players - Instituto do Oriente/ISCSP - Universidade de Lisboa

Coordenadores:

Professora Doutora Carla Guapo Costa e Professor Doutor Nuno Canas Mendes

Com a colaboração das Unidades de Coordenação de Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia.

O tempo mais distópico em que vivemos convida a uma reflexão sobre novas e velhas disposições dos poderes mundiais, sobre ações e reações às ameaças que nos assolam. O xadrez da cooperação e da rivalidade entre os Estados tem vindo progressivamente a ser disputado na arena económica, enfatizando o papel crucial da geoeconomia, a interacção entre a economia e a geopolítica, e a utilização crescente da política económica e dos seus instrumentos para implementar estratégicas geopolíticas.

Neste contexto, o Instituto do Oriente, unidade de investigação do ISCSP-ULisboa, pretende levar a efeito um ciclo de seminários subordinados a estas temáticas para analisar e discutir as estratégias geoeconómicas e geopolíticas dos grandes actores contemporâneos, as interacções entre as mesmas e as (im)previsíveis consequências sobre a estabilidade no sistema económico e político global.

Os seminários decorrerão no formato de webinar, através da plataforma Zoom, do Facebook e do Linkedin, e estão agendadas as seguintes sessões:

1. China, 18/06, 17h - Oradores: Francisco Leandro (City University of Macau) e Carlos Rodrigues (Universidade de Aveiro) - ID da reunião: 995 1502 3458
    Senha: 965274;
  2. Rússia, 2/07, 17h - Oradores: Maria Raquel Freire (Universidade de Coimbra) e António Costa e Silva (IST e Partex) - ID da reunião: 984 0166 8151
    Senha: 556739;
  3. Turquia, 9/07, 17h - Oradores: Isabel David (ISCSP/Instituto do Oriente) e Tiago Ferreira Lopes (UPortucalense/Instituto do Oriente) - ID da reunião: 944 6958 1736
    Senha: 357727.

Para participar nas sessões, deverá fazer a inscrição em https://forms.gle/d4mz1ofvTtoT9ACA9

as dinamicas geoeconomicas dos grandes players